A Return Path, uma das maiores empresas de e-mail marketing do mundo inteiro, divulgou um denso estudo sobre o uso de etiquetas na categorização das mensagens recebidas através do Gmail. O levantamento, realizado com análise de mais de 6 bilhões de mensagens, mostrou que os e-mails tagueados como “Social” têm uma alta taxa de colocação de caixa de entrada, com 87%.
Disponibilizados ao grande público há, aproximadamente, quatro anos, as “tabs” do Gmail permitem que os usuários estratifiquem os conteúdos que chegam às suas caixas de entrada em cinco tópicos: Social (que compreende notificações e updates); Promoções (e-mail marketing de promoções e ofertas); Updates (recibos e notificações de entrega); Fóruns (listas de e-mail e grupos); e Primary (e-mails pessoais e de outras categorias quando as “tabs” não estão ativadas). Após “Social”, a categoria “Updates” também mostrou um alto índice de colocação na caixa de entrada, com 86.8%. Surpreendentemente, a tab “Promoções” apareceu bem próxima das duas primeiras categorias, com 84.5% no índice.
No sentido contrário, o engajamento dos usuários em mensagens tagueadas como promoções (19.2%) foi bem abaixo de outras tabs: com 28% para Updates; 22.4% para Social; e 21.1% para Fóruns. O estudo também mapeou que cerca de dois terços (66.3%) dos usuários do Gmail usam tabs para classificar as mensagens em seus e-mails, com quase a totalidade (90%) desses usuários confiando no filtro que o Google faz dessas mensagens.
A tab “Social” foi mencionada como a mais utilizada pelos internautas, com 68.1% de uso. “Promotions”, com 60%; e “Updates”, com 26.7%, foram outras categorias mencionadas por um grande número dos respondentes.
Questionados sobre o quão frequente eles conferem suas tabs de “promoções” no Gmail, a maioria (26.5%) citou que costuma fazê-lo uma vez ao dia. Logo em seguida, aparecem as opções: ao menos uma vez na semana (25.5%); nunca (19.9%); e constantemente (10.9%).
Fonte: ecommercenews.com.br