Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros.
Proteger os dados e informações financeiras dos clientes é sempre uma preocupação fundamental. Criado com o
objetivo de garantir esta segurança, o certificado SSL permite que os dados trocados entre um navegador de internet e um servidor web sejam criptografados.
Codificando os dados que trafegam na web, a tecnologia permite maior privacidade e segurança, reduzindo os riscos de que as informações sejam interceptadas e utilizadas de forma abusiva por terceiros. A tecnologia é recomendada principalmente para sites de e-commerce (comércio eletrônico) e outros sites que lidam com dados pessoais dos clientes.
Recentemente foi divulgado em diversos canais de comunicação que o Google passará a considerar a utilização de SSL como um fator, posicionando melhor os sites que utilizam o Certificado Digital SSL, ou seja, sites com HTTPS ativado.
Já fazia algum tempo que existiam rumores sobre o tema entre webmasters, e ele acabou sendo confirmado pela própria empresa, que no dia 6 de Agosto de 2016 publicou no seu blog sobre Segurança Online o post “HTTPS as a ranking signal” (“HTTPS como um fator de rankeamento”, em tradução livre).
HTTPS e o SEO: devo me preocupar já?
SIM! O principal motivo é sobre o fator de rankeamento no Google, porém deveria ser pelo fato de tornar o site mais seguro com a criptografia dos dados. A utilização do SSL como um dos fatores de ranking é uma maneira de fazer com que sites que ainda insistem na utilização do HTTP realizem essa adequação, aumentando a segurança dos dados dos usuários. Para o Google, Isso funciona como uma forma de encorajar esses sites ‘inseguros’, uma vez que seu trabalho de SEO não atingirá o potencial sem a utilização de um SSL.
E agora?
Bom, agora é hora de agir. Se o seu site ainda não possui SSL é hora de corrigir isso e fazer com que todo o trabalho de SEO não seja limitado por conta da não utilização do SSL.
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