O que é: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Marketing Digital?

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por Emerson Morais

CEO do Grupo Starten, tem 20 anos de experiência em marketing digital, comunicação e vendas.

Se você não sabe o que são esses termos, prepara-se, afinal, são eles que vão dominar o cenário do marketing digital. No período em que vivemos, o marketing tradicional vem perdendo sua força para o marketing digital.

Hoje, trouxemos os esclarecimentos e entendimentos de alguns termos que se tornaram muito populares nos últimos tempos.

Inbound Marketing: Esse termo foi criado nos EUA, tornando-se popular em 2009. O Inbound consiste em converter clientes através de conteúdos relevantes, dessa forma atinge patamares que o marketing tradicional não conseguiu alcançar.

O inbound pode ser compreendido por cinco pilares, são eles: aumentar a visibilidade do seu negócio, diminuindo o custo de aquisição dos seus clientes, gerando conteúdos que agregam, otimizando o processo de vendas. Dessa forma, o Inbound contribui para nortear o consumidor, possibilitando uma comunicação aberta, criando laços duradouros e otimizando campanhas para possuir um melhor ROI.

Marketing de Conteúdo: O marketing de conteúdo é o combustível do Inbound Marketing, mas ainda são atividades distintas, o marketing de conteúdo se caracteriza na distribuição de um conteúdo relevante ao público-alvo, sem promover de forma explicita a marca ou seu produto.

Ao iniciar seu processo no marketing digital, o profissional já se encontra frente a frente com o marketing de conteúdo, este que pode ser um combustível para o Inbound.

O marketing de conteúdo faz com que você consiga engajar seu público-alvo, gerando valor para as pessoas, sendo uma principal chave de sucesso para o marketing digital.

Um bom marketing de conteúdo é dividido em cinco etapas, sendo elas:

PLANEJAMENTO: O planejamento é a chave para o resultado dar certo, com ele você encaminha e direciona as tarefas e como elas atingirão as metas;

ELABORAÇÃO DA PERSONA: A partir do momento em que você desenvolve a persona, tudo vai tomando forma e se lapidando, com a persona estabelecida você consegue saber à quem seu conteúdo será distribuído.

CRIAÇÃO DE CONTEÚDO: Os conteúdos podem ser formados em diversos conteúdos, desde que sejam pertinentes a persona estabelecida anteriormente.


DISTRIBUIÇÃO: Para um resultado mais eficaz, é necessário que você distribua seus conteúdos em canais que a persona se encontra, como também lista de e-mails.

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS: Por fim temos a mensuração de resultados, pilar esse que nos norteia e dá a certeza de que as ações estão surtindo resultados.

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo, se afunilam no marketing digital, marketing esse que como o próprio nome já diz, trabalha no ambiente da internet.

Utilizando de canais estratégicos as redes sociais, e-mail, mídia paga e motores de busca como, Google, Yahoo, Bing, sendo um atrator de clientes, que fortalece marcas, convertendo em vendas.

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