Spin Selling, metodologia criada há mais de 30 anos por Neil Rackham, define as melhores perguntas para você realizar durante suas vendas. Seu objetivo é idealizar um cenário a partir das dores, idealizações e necessidades do cliente, a partir dessas circunstâncias o Spin Selling faz com que o cliente realize por conta própria e entenda que a escolha feita serviu como melhor opção para ele.
Para não ficar um diálogo com perguntas maçantes e muitas vezes apresentando o preço, a metodologia de venda conduz a pessoa de forma gradual a sua oferta, não sendo um bicho de sete cabeças, pode ser seguida como base quatro palavras chaves: Situação, Problema, Implicação e Necessidade.
Situação: Nesse primeiro momento você precisa entender qual o seu objetivo, coletar ao máximo as informações, conhecer seu cliente e saber o motivo que ele chegou até você;
Problema: Nesse momento o vendedor precisa ajudar seu cliente a descobrir seus principais desafios, assim ele encontrará maneiras naturais de buscar uma saída. O problema também faz com que a pessoa que está sendo prospectada entenda quão bem sucedida ela é em relação ao seu objetivo;
Implicação: Neste momento, seu papel será ilustrar as consequências do problema criado anteriormente, o que pode acontecer caso ele não seja solucionado e como ele impacta nos resultados hoje;
Necessidade: Neste momento você mostrará o cenário ideal caso ele recorra a opção ofertada, mostre como tal produto lhe ajudaria a sua empresa alcançar esses objetivos, fazendo com que chegue a conclusão por conta própria.
No marketing digital, o Spin Selling, ajuda a aumentar os resultados a partir de uma abordagem diferenciada, com vários benefícios, usando desta metodologia os inbounds marketing se tornam fundamentais.
O SPIN Selling, constitui uma abordagem muito diferente da tradicional, isso faz com que essa metodologia seja tão poderosa