A bola da vez para os micro e pequenos empreendedores é o negócio de nicho, aquela oportunidade de negócio que segmenta um público bastante específico e que precisa de uma solução personalizada. Mas como fazer o negócio de nicho crescer? Descubra como uma loja virtual pode trabalhar a seu favor!
Abrangência
Uma loja virtual não fica limitada a um bairro, a uma cidade, nem a um estado. Ela está em todos os lugares. É aí que você ganha mercado, pois pode ser que na sua cidade não haja uma quantidade satisfatória de consumidores para o seu produto. Mas, se você ampliar a sua gama de interessados, poderá tornar o seu mercado promissor o suficiente para alçar grandes voos!
Visibilidade
Como o seu e-commerce estará na rede, sua marca, assim como seus produtos, terão maior visibilidade, podendo ser disseminados com mais velocidade do que em uma campanha off-line, por exemplo. Compartilhando seu site com outras pessoas, ele poderá ser replicado para outras, tornando seu negócio conhecido e apreciado por mais clientes no mundo todo.
Ser referência
Se você for realmente bom no que faz, poderá se tornar referência sobre o assunto, sendo consultado sobre os mais diversos temas que envolvam o seu negócio. Ser um modelo a ser seguido é essencial para estabelecer relacionamentos importantes para o desenvolvimento da sua loja virtual. Além disso, é fundamental para a visibilidade e para o sucesso do seu negócio.
Pagamento facilitado
Quando você inicia um negócio de nicho sem o apoio de um e-commerce, você fica limitado a algumas opções de pagamento, muitas delas inviáveis para os seus clientes. Com uma loja virtual você tem a possibilidade de agregar diversas formas de pagamento para facilitar a vida do seu cliente e a sua também, já que esse benefício faz com que você efetive mais vendas.
Vitrine virtual
Olhar a sua loja virtual como uma vitrine não é o suficiente, mas ajuda. Um PDV — ponto de vendas — chama a atenção principalmente por causa de uma vitrine bem montada, não é mesmo? Se você fizer isso na internet, terá mais chances de conquistar clientes assíduos, pois, geralmente, as pessoas são atraídas pelo visual, e ao contrário do que recomendam os ditados populares, elas julgam, sim, um livro pela capa. Tendo um site atraente, você convida as pessoas a ficarem mais tempo, a terem mais contato com os produtos que você oferece e, inevitavelmente, a comprar mais do que esperavam.
Menor custo de operação
Uma loja virtual exige menos investimento para a operação, pois alguns itens podem ser dispensados, como ponto comercial, equipe de vendas e estrutura interna. Com um negócio virtual, é possível começar o seu empreendimento sozinho e ir aumentando a estrutura de acordo com a necessidade, sem precisar despender um valor inicial muito alto.
Marketing personalizado
Ao contrário de alguns e-commerces de porte grande, em um negócio de nicho, é possível criar ações de marketing personalizadas que atendam às expectativas de seus consumidores. Pensar no individual pode trazer diversos benefícios, pois o cliente se sente valorizado e único, o que faz com que a probabilidade de ele voltar a comprar com você aumente.
Flexibilidade de horário, ser o próprio chefe e fazer o que realmente gosta são algumas das motivações dos empreendedores que optam pelo negócio de nicho. Sabendo identificar corretamente os segmentos de mercado, é possível ver esta atividade como algo altamente lucrativo e cheio de oportunidades!